© 2017 /  Dot.Tattoo / Carina Ribeiro / Belo Horizonte / Pontilhismo / Aquarela / Tatuagem 

Please reload

Posts Recentes

Quem tem diabetes pode fazer tatuagem?

November 13, 2017

Segundo a especialista, Flavia Osmo Floh*, médica endocrinologista, trata-se de um mito dizer que diabéticos não podem fazer tatuagem.

 

 (Tatuadora Carina Dot. Instagram: @dot.tattoo)

 

Mas pra quem tem diabetes, é importante ter a consciência de que sua cicatrização é mais lenta que o normal. E por isso deve-se ter mais dedicação ainda com os cuidados pós-tattoo.

 

Além de alertar o(a) tatuador(a) sobre sua condição, é recomendável ao diabético conversar também com o seu médico de costume, antes de decidir fazer a tatuagem. O ideal é pedir uma avaliação da sua hemoglobina glicada e o seu quadro geral de saúde. Para evitar riscos como infecções difíceis de curar, que podem evoluir para casos mais graves.

 

Pense bem também no local que você quer fazer a tatuagem. Não escolha os locais de aplicação de insulina. Quem tem alguma deficiência na circulação deve evitar locais como os pés, tornozelos, canelas e nádegas, que são partes do corpo de cicatrização mais complicadas e mais propensas a infecções.

 

Uma campanha promovida pela associação ADJ Diabetes Brasil está divulgando a experiência de pacientes que tatuaram seu tipo de diabetes para ajudar na identificação. Provando desse modo, que diabéticos podem sim, ter tatuagens.

 

 (Emerson Bisan. Foto: g1.globo.com)

 

No entanto, independente se você tem diabetes ou não, é sempre necessário tomar certos cuidados com a tattoo. O primeiro deles é pesquisar bem o estúdio de tatuagem e o(a) tatuador(a). E para ajudar nesta pesquisa, seguem algumas dicas:

 

  • Verifique se o estúdio segue as regras da Vigilância Sanitária (Anvisa)

  • Verifique se os materiais (agulhas e biqueiras) são descartáveis ou esterilizados em embalagens individuais e abertas na frente do cliente.

  • Verifique se as tintas são bem acondicionadas e fracionadas (as sobras de cada cliente são descartadas após o uso)

  • Verifique se o tatuador utiliza máscaras, luvas e avental.

 

Mito desfeito, e tomados os devidos cuidados, tenha uma boa tattoo!

 

 

*A jornalista Cíntia Salomão Castro entrevistou para o portal da ADJ a médica endocrinologista, Flavia Osmo Floh, sobre o assunto. Fontes: http://www.diabetesevoce.com.br/blog/mito-ou-verdade-quem-tem-diabetes-nao-pode-fazer-tatuagem/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/diabeticos-usam-tatuagens-para-identificacao-em-caso-de-emergencia.html

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon