Tatuagem faz bem pra saúde?
Segundo pesquisadores da Universidade do Alabama - EUA, nosso sistema imunológico se fortalece a cada nova tattoo. E com uma boa resposta do nosso sistema de defesas, ficamos menos suscetíveis a novas infecções e doenças.

Tatuadora Carina Dot - Instagram: @dot.tattoo / Foto por Caio Pereira
Mas, (atenção! ) segundo os estudos, esse fortalecimento só ocorre depois de uma primeira sessão de tatuagens, pois o corpo precisa de um primeiro “choque” para assim se preparar e providenciar novas defesas...Como assim?
Bom, usando uma analogia, fazer tatuagem é como fazer academia. Na primeira vez, o corpo não está acostumado com os exercícios e se sente fraco e dolorido, da mesma forma que fica exausto ao ser “contaminado” por um agente externo.
Porém, ao repetir o processo, a resistência aumenta. Essa foi a constatação dos pesquisadores após analisar o organismo de um grupo de voluntários examinados após uma sessão de tatuagem.

Tatuadora Carina Dot - Instagram: @dot.tattoo / Foto por Caio Pereira
Durante as pesquisas, também foi avaliado o número de tatuagens que cada pessoa já tinha e a duração da aplicação da tinta na pele.
Para completar a pesquisa, verificou-se também a quantidade de anticorpos Imunoglobina A e de Cortisol, hormônio relacionado ao estresse, nas amostras de sangue.
Com isso, foi possível notar que os níveis da imunoglobulina caem menos a cada nova tatuagem, ou seja, a proteção do corpo se fortalece cada vez mais.
Se você precisava de um bom motivo (ou uma boa desculpa) para fazer mais uma tatuagem, aqui está a resposta!
Fonte: Revista Exame – Editora Abril - Artigo Por Dayane Saleh_11 mar 2016